
Loja Maçônica Harmonia IV
GORGS - Oriente de Porto Alegre
O Rito de Schröder no Brasil
Introduzido no Brasil em dezembro de 1855 com a fundação da Loja “Deutsche Freudschaft” (“Amizade Alemã”), por imigrantes alemães e suíços, em Joinville, Santa Catarina, e logo nos quatro anos imediatamente seguintes ao do povoamento, por estes em 1851, da então Colônia Dona Francisca, região onde se localiza hoje o município de Schroeder, originado em homenagem ao seu colonizador, Senador Cristiano Mathias Schroeder, de Hamburgo, Alemanha.
Esta Loja, em maio de 1859, une-se com a Loja “Zum Südlichen Kreuze” (“Ao Cruzeiro do Sul”), que havia sido fundada em maio de 1856, tomando a nova Loja o título de “Deutsche Freunshaft Zum Südlichen Kreuze” (“Amizade Alemã ao Cruzeiro do Sul”). Em 1872, filia-se a Loja “Amizade Alemã ao Cruzeiro do Sul” ao Grande Oriente dos Beneditinos quando tomou novo título de Loja “Amizade ao Cruzeiro do Sul”.
Em 1874, em Porto Alegre, capital da outrora Província ‘São Pedro do Rio Grande do Sul’, foi fundada a Loja “Zur Eintracht” (“Harmonia”) trabalhando em língua Alemã. Seu fundador foi o Irmão Carlos von Koseritz, político e jornalista, que viajava constantemente ao interior da Província incentivando a fundação de novas Lojas: Loja “Lessing”, em Santa Catarina; Loja “Germânia”, em Candelárias; Loja “Força e União”, em Novo Hamburgo; Loja “Concordia”, em Três Coroas além de muitas outras.
Um ano depois, em 1875, a Loja “Zur Eintracht” solicitou sua filiação à Simbólica Grande Loja Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, o que foi aprovado por esta potência e em 1886 contava em seu quadro com o expressivo número de cento e vinte membros ativos. Com a queda da monarquia no ano de 1889 também foi extinta a Simbólica Grande Loja Província de São Pedro, e em consequência deste fato a Loja “Zur Eintracht” filiou-se, em 1893, ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Até o início da Primeira Guerra Mundial havia entre quarenta e nove a cinquenta e duas Lojas no RITO SCHRÖDER somente no Rio Grande do Sul. Infelizmente, os acontecimentos decorrentes da Guerra levaram a proibição pelo Governo Brasileiro em 1917, de reunião e do uso da língua Alemã pelos alemãs e seus aliados em todo o território nacional. Esta proibição, lamentavelmente, foi corroborada em 30/11/1917 por Decreto do Grão-Mestre do GOB, Irmão Nilo Peçanha, desaconselhando a participação em qualquer Sessão Maçônica de Irmãos descendentes dos países inimigos. Esta combinação de fatos fez abater colunas todas as Lojas SCHRÖDER existentes na época.
Em 24/06/1880, segundo Prober, foi fundada a Loja “Zur Friedenspalme” (“À Palmeira da Paz”), no Oriente de Blumenau, tendo como seu principal fundador o Irmão Hermann Bruno Otto Blumenau, iniciador da imigração alemã em Santa Catarina, na região de Itajaí. Esta Loja obteve a filiação à Grande Loja de Hamburgo em 24/06/1885. A partir de 1887 não mais se ouviu falar desta Loja, mas ela foi citada em calendários Alemães até 1901.
Em 1937, suspendeu a Loja “Amizade ao Cruzeiro do Sul” suas atividades, após tê-las exercido ininterruptamente durante oitenta e dois anos, para reencetá-las em 1951, no Rito Escocês Antigo e Aceito.
Desta forma, o RITO SCHRÖDER ficou adormecido no Rio Grande do Sul a partir de 1937.
Com o advento da Segunda Guerra as proibições, governamental e maçônica, voltaram a acontecer, inclusive proibindo-se o uso de nomes de associações, etc., tanto em alemão como em italiano, e os imigrantes alemãs (também os italianos e japoneses) foram proibidos de realizar e participar de reuniões de qualquer natureza, inclusive maçônica.
Em abril de 1956, fundou-se em Joinville, a Loja “Mozart” (atualmente adormecida), que adotou o RITO SCHRÖDER em português. Mas, somente em 24 de junho se 1958, com a fundação da Loja “Concordia et Humanitas Nº 56” sob a jurisdição da GLMERS, voltou-se a ouvir a beleza e o humanismo do genial Ritual SCHRÖDER, primeiramente em Alemão, e mais tarde em Português, como bem sabemos para possibilitar a Iniciação de profanos que não falassem o idioma germânico. Porém, por não concordar com a mudança, um grupo de Irmãos desligou-se da “Concordia” e, em 1963 fundou em Porto Alegre, sob os auspícios do GORGS a Loja “Harmonia IV – Zur Eintracht 1874”, que ainda hoje trabalha em idioma alemão, mas aos poucos vem adotando o nosso idioma.
Situação atual
Atualmente no Brasil, existem mais de cinqüenta Lojas praticantes do RITO SCHRÖDER - vide relação das Lojas - sendo a maior concentração no Sul do país, região originária do Rito, onde destacamos, a Benemérita Augusta e Respeitável Loja “Concordia et Humanitas Nº 56”, conservadora e mantenedora do Rito para a jurisdição do Estado do Rio Grande do Sul e referência para as demais Lojas no Brasil.
Colaboração do Ir.´. Ubyrajara de Souza Filho