
Loja Maçônica Harmonia IV
GORGS - Oriente de Porto Alegre
Loja Maçônica Harmonia IV
Loja Harmonia IV - Nr 444 completa 15 anos
A Loja “Harmonia IV” nº 444, de Porto Alegre, completou 15 anos de fundação no dia 30 de outubro. Para marcar a importante data, realizamos no dia 30 de outubro de 2017 um Banquete Ritualístico que contou com a participação de várias autoridades Maçônicas e Irmãos de Lojas que fizeram parte de nossa história.
Clique aqui e confirma a mátéria publicada no portal do Grande Oriente do Rio Grande do Sul relatando esta grande comemoração.
Breve História da Loja Maçônica Harmonia IV
Discurso com relato histórico da Loja Harmonia IV - Nr 444
Soberano Grão-Mestre Irmão Tadeu Pedro Drago e Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto Irmão Osleno Wanderlei dos Santos Heberlê;
Eminente Venerável Ir. Rui Jung Neto, representando o Emin. Grão-Mestre Adj. e Sereníssimo Grão-Mestre Eleito, Respeitabilíssimo Ir. Norton Valladão Panizzi, no exercício do Grão-Mestrado, da MRGLMERGS
V.M. ARLS HARMONIA IV Nr. 444 Ir. Antonio Augusto de Oliveira Brito,
Meus Irmãos todos,
A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com uma Loja Maçônica não é diferente. Preservar a memória institucional é manter a instituição viva e é uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras.
Também é preciso olhar para os Irmãos que compõe o Quadro da Loja e ainda, aqueles que foram a razão da existência da Loja, pois a história da Loja Maçônica é uma construção que traz em si as marcas dos Homens de Bons Costumes que dela fazem parte. Tanto os Irmãos que deram origem a Loja, como aqueles que passaram pela Loja como os que continuam trabalhando nela têm dado sua contribuição para construir essa história que se busca preservar.
Entre tantos fatos e visões, práticas e discursos, selecionamos alguns acontecimentos que marcaram a história da ARLS Harmonia IV - 444. Por trás de cada aspecto levantado, há muitos Irmãos que contribuíram com seu trabalho e ações, motivados pelas demandas do seu tempo e pela situação social, política e econômica de cada época, até que chegássemos a data de Hoje.
Preservar a memória institucional não é só resgatar o passado. Também é compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando verdadeiras práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado.
Nossa História teve início no século 19, sendo uma breve cronologia:
1874 – Quando nasce em Porto Alegre, a Loja Maçônica “Zur Eintracht”, sob a inspiração do jornalista Carlos Von Kozeritz, que foi durante sua existência um verdadeiro líder dos imigrantes alemães. No ano seguinte, em 1875, a nova Loja alemã solicita e obtém sua filiação na “Grande Loja Simbólica Província de São Pedro do Rio Grande do Sul”, obtendo o respaldo indispensável para a expansão do movimento maçônico germânico, e conseguiu a permissão para trabalhar em Loja na língua alemã. Dentre os imigrantes que começaram a chegar no Brasil em 1874, encontravam-se muitos maçons que já se destacavam nas suas Lojas de origem na Alemanha.
1875 – Recebeu na data de 24 de novembro, a carta constitutiva do Grande Oriente Unido e foi regularizada em 16 de dezembro.
1876 – Surgiu o primeiro templo maçônico. Coube a Loja Zur Eintracht esta prioridade, em 13 de fevereiro, lançou a pedra fundamental na rua Senhor dos Passos. Todos os membros da Loja lançaram-se com entusiasmo na execução da obra, e num tempo recorde, em apenas sete meses, alcançaram seu intento... em 16 de setembro é realizada a inauguração do templo, sob o comando do então Venerável Mestre Carlos Von Kozeritz.
Além da atividade maçônica, os Irmãos que pertenciam ao quadro da Zur Eintracht, promoviam atividades recreativas. Organizaram uma orquestra para abrilhantar as promoções sociais. Mensalmente realizavam uma noite recreativa com a participação de todos os familiares e também com os convidados, o evento chamava-se Familie-Abend. Nessas reuniões festivas os grupos faziam apresentações de peças culturais e recreativas. Em geral, estas noitadas acabavam em animado baile. Os maçons imigrantes sabiam como preencher todas as lacunas e como tirar o máximo do tempo que dispunham para viver.
1883 – em 18 de janeiro, o Grande Oriente Unido foi incorporado ao Grande Oriente do Brasil. A Loja Zur Eintracht, passou automaticamente para o GOB, do qual recebeu o número de cadastro 341. Em dois anos a Loja tornou-se um núcleo reconhecido.
1886 – O quadro da Loja era constituído de 120 Irmãos ativos.
1886 a 1894 – Não encontramos dados, provavelmente a Loja baixou colunas, porque em...
1894 – Carlos Von Kozeritz juntamente com 12 Irmãos que faziam parte da legião dos Brumers reerguem as colunas da Loja em 20 de dezembro, filiando-se ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul, sendo que sua regularização foi efetuada em 20 de dezembro. Em 12 de fevereiro do ano seguinte a Loja Zur Eintracht comunicou ao GORGS a sua diretoria provisória que tinha como Venerável Mestre o Irmão E. Widman, como Primeiro Vigilante o Irmão H. Senger e como Segundo Vigilante o Irmão Fernando Bertschinger.
Posteriormente foram eleitos os Irmãos Affonso Hebert como VM, Alberto Deistel como Primeiro Vigilante, e Fernando Bertschinger como Segundo Vigilante.
1898 – Foi fundada mais uma Loja alemã, denominada “Zu Den Palmen”. Entre seus membros haviam pessoas de grande influência na sociedade Porto-alegrense, que pertenciam a diversos setores da economia como por exemplo: Oscar Schaitza fundador da fábrica de tecidos Rio Guayba, Max e Ernesto Neugebauer da fábrica de chocolates Neugebauer e Pedro Wallig da Industria de Fogões Wallig, entre outros.
1899 – A Loja Zur Eintracht expediu em 8 de agosto, um convite para o ato de lançamento da pedra fundamental do novo templo na sociedade Gemeinntziger Vrein, na rua Senhor dos Passos.
1899 a 1905 – em conjunto com a Loja “Zu Den Palmen” realizaram vários trabalhos, como criar uma escola alemã para alfabetizar operários do bairro Navegantes e a criação de uma sociedade funerária “Sterbe-Kasse” e a sociedade beneficente “Kranken-Kasse” para auxilio em caso de doenças. Estas sociedades funcionaram até 1953.
1906 – A Loja Zur Eintracht filia-se a Grande Loja de Hamburgo, onde permaneceu até 1912.
1909 – A Loja Zu Den Palmen é absorvida pela Loja Zur Eintracht.
1912 – A Loja Zur Eintracht, filia-se novamente ao GORGS, onde volta a aparecer em seus boletins, onde consta na diretoria como Venerável Mestre o Irmão Carlos Reiniger, Primeito Vigilante o Irmão Augusto Hechtner e como Segundo Vigilante o Irmão João Heinz. No ano seguinte o VM foi o Irmão Rudolph Wolff, Primeiro Vigilante Augusto Hechtener e segundo Vigilant Ferdinand Brand.
1914 – Em 21 de junho, através do VM Rudolph Wolff a Loja doou valor considerável para a construção do Hospital Moinhos de Vento, durante a consagração da pedra fundamental, na ocasião, estiveram presentes além do VM vários Irmãos do quadro. Logo em seguida a Loja encerrou suas atividades temporariamente em função da deflagração da 1ª grande guerra mundial.
1933 – Em 29 de agosto, dez Irmãos resolveram reerguer a Loja quando foi novamente regularizada em 18 de novembro.
1934 – Desde até 1936 a Loja editou em língua alemã o boletim “Suedbrasilianisches Logemblatt”, porém em 1937 novamente adormeceu por motivo de ordem política (governo Getúlio Vargas) e por causa da 2ª guerra.
Durante a Segunda Guerra Mundial os imigrantes alemães (também italianos e japoneses) foram proibidos de realizar e participar de reuniões de qualquer natureza, inclusive maçônicas. Por este motivo, o Rito Schröder estava “adormecido” no Rio Grande do Sul a partir de 1937, até que, entre abril e maio de 1958, o Irm. Isbert Horowitz, integrante da A.R.L.S. “General Moreira Guimarães” N˚ 26, jurisdicionada a MRGLMERGS, começou a visitar Lojas das jurisdições da GL, do GOB-RS e do GORGS convidando Irmãos que dominassem o idioma Germânico para fundar uma Oficina do Rito Schröder e trabalhar ritualisticamente na língua Alemã.
O Irm. Horowitz, por mais de dois anos frequentou por Lojas Maçônicas das Três Potências, 25 Irmãos apresentaram suas fichas de inscrição para a nova Loja, dos quais: 16 do GORGS, 8 da MRGLMERGS e 1 do GOB-RS, porém, apenas 11 confirmaram sua intenção.
Assim, em 6 de julho de 1958, acontecia a primeira reunião oficial contando com a presença de 14 Irmãos. Estes definiram que as reuniões seriam quinzenais, às quintas-feiras, inicialmente “A Campo”, na Sociedade Filantrópica Suíça, na Rua Santo Inácio N˚. 518, ao Or. de Porto Alegre, e escolheram como data oficial para a fundação o dia 24 de junho, dia de São João Batista.
Foi desta forma, com a fundação da Loja “Concordia et Humanitas” N˚ 56, que voltamos a ouvir no Rio Grande do Sul a beleza e o humanismo do genuíno Ritual Schröder em Alemão, decorridas mais de duas décadas do seu adormecimento.
Passados alguns anos, ficou evidente para um grupo de Irmãos que a Iniciação de profanos fluentes no idioma germânico era cada vez mais difícil, o que limitava a ampliação do número de Obreiros. Após intensos debates e a eleição em 1963 para Ven. Mestre do Ven. Irmão Kurt Max Hauser, que defendia a tradução dos Rituais, a CONCORDIA passou a trabalhar em Português. Porém, por não concordar com a mudança, um grupo significativo de Irmãos desligou-se da Loja e, no mesmo ano, reergueu sob os auspícios do GORGS a Loja “ZUR EINTRACHT", que ainda hoje trabalha em Alemão ao Or. de Porto Alegre.
1963 – A Loja é reerguida como Loja Harmonia IV, em 19 de agosto e regularizada em 16 de dezembro, continuando a trabalhar no rito de Schröder, recebendo o número de cadastro 1585 do GOB e foi fundada pelo Irmão Ernesto Putz.
1968 – É iniciado o Irmão João Julio Hogetop, que passa a ser o elo entre o passado, o presente e o futuro da loja Zur Eintracht. O Irmão João Júlio Hogetop, aos 83 anos de vida e prestes a completar 50 anos de maçonaria, é o Irmão praticante do Rito Schröder em atividade, mais antigo no Brasil. Foi eleito Venerável Mestre em 1988, depois em 2015 e é o atual VM da Loja Zur Eintracht.
1992 – O Grão-Mestre Milton Barbosa da Silva, autorizou a o recadastro da Loja Zur Eintracht, com data retroativa, para dia 24 de dezembro de 1874.
1997 – Pelo decreto nº 376/97, de 12 de dezembro, no artigo nº 1 foi aprovado com louvor os novos manuais do rito nos graus de aprendiz, companheiro e mestre, assim como o ritual festivo do rito de Schröder elaborado pela Loja Harmonia IV – Zur EINTRACHT – 1874, devendo ser seguido pelas demais Lojas sob a jurisdição do GORGS. A reedição dos manuais foi traduzida na língua portuguesa brasileira por uma comissão formada por Irmãos da Loja, liderada pelos Irmãos João Julio Hogetop e Luiz Roberto Voelcker.
Ainda em 1997 - Inspirado nos anseios do então Grão-Mestre do G.O.R.G.S. Ir. Milton Barbosa da Silva, em fundar mais uma Loja do Rito Schröder, e que trabalhasse no idioma Português, incentivou o reerguimento das colunas da antiga Loja Rocha Negra. O Reerguimento das Colunas da antiga Loja Rocha Negra ocorreu em 02 de abril de 1997. Dentre os Irmãos que lideraram este movimento, encontra-se entre nós neste evento, o Venerável Irmão Ivan Luiz Von Groll.
O Grão-Mestre Milton Barbosa da Silva neste mesmo período deu ultimato aos Irmãos da Loja Zur Eintracht para que tratassem logo de fundar uma Loja Schröder para trabalhar no idioma Português, pois tinha receios de que o GORGS corria o risco de perder o Rito praticado pelos Irmãos Velhinhos, que ele adorava assistir as Oficinas. Daí começou a nascer a Loja Harmonia IV que hoje completa seu 15º aniversário.
A Loja Zur Eintracht passou a realizar apenas uma Sessão Ritualística em Alemão e as demais, do mês, em Português. Começou a admitir membros que não falavam o Alemão e por incrível que pareça a maioria é de origem alemã.
Sob autorização do Grão-Mestre Milton Barbosa da Silva, a Loja Harmonia IV foi fundada em 30 de outubro de 2002, para trabalhar concomitantemente com a Loja Zur Eintrach que nos concedeu a honra da denominação Harmonia IV, permanecendo apenas com a denominação alemã. Foi incansável nesta realização, o Venerável Irmão Paulo Carlos Henning, que passou para o Oriente Eterno neste mês, e que cumpriu com a promessa feita ao Grão-Mestre Milton Barbosa da Silva.
O Venerável Irmão Luiz Roberto Voelcker teve grandiosa participação na constituição de nossa Loja e até hoje não mede esforços para que nosso crescimento, a ele nosso profundo respeito e agradecimento.
Ao Irmão João Julio Hogetop, serei eternamente grato, pela forma impositiva, característica alemã, que me conduziu a ser o Primeiro Venerável Mestre da Loja Harmonia IV. Aprendi muito neste tempo todo.
Chegamos aos dias atuais e valorosos são os Irmãos que já conduziram o malhete da Loja:
Venerável Ir. Carlos Hogetop
Venerável Ir. Arthur Koch
Venerável Ir. Ivo Germano Hoffmann
E agora o Venerável Ir. Antônio Augusto de Oliveira Brito
Sob a égide destes gestores maçônicos a Loja Harmonia IV desenvolveu sua Diretriz estratégica 2015-2022
Tendo como Missão
Contribuir para o equilíbrio social através da prática fraterna, desenvolvendo temas de importância humanitária, por meio do aprimoramento espiritual, filantrópico e filosófico, zelando pelos valores morais e éticos.
Tendo como Visão
Até 2022, por meio das práticas maçônicas que valorizem o potencial dos obreiros, ser um modelo de união e exemplo de integração de forças contribuindo para a realização de ações sociais.
Os Valores que alicerçam esta Diretriz são:
Praticar a beneficência
Propiciar o aprimoramento humano, espiritual e religioso
Aumentar o quadro de obreiros
Promover a aproximação das famílias
Estudar e praticar os valores pregados pela maçonaria
Fortalecer o Rito Schröder no âmbito do GORGS
Os sete planos macro de ações 2015/2022 são:
1. Fortalecer a fraternidade entre os Obreiros e familiares;
2. Promover melhoria do nível cultural maçônico/profano dos Irmãos;
3. Elevar a frequência média das sessões;
4. Aperfeiçoar os trabalhos templários;
5. Fomentar maior intercâmbio entre as Lojas da jurisdição;
6. Elevar o Quadro de Obreiros;
7. Promover ações administrativas de aperfeiçoamento da Loja.
Nossas ações Beneficentes incluem doações para a manutenção do funcionamento em lares de acolhida para deficientes e idosos, obras em instituições de saúde, reformas de brinquedos e campanha em datas especiais junto a uma entidade de acolhida de crianças em situação de risco social, doações para entidades de apoio a crianças carentes, doação de sangue e incentivo ao cadastramento dos membros da Loja no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea no Hemocentro de Porto Alegre, entre outras atividades.
Também queremos reconhecer a importância, da união das Lojas Schröder do GORGS. Nosso agradecimento a contribuição das Lojas Schröder do GORGS:
Ferdinande Caroline de Ijuhy – 500 (25/05/2012) Ir. Rogério Kuhn impossibilitado de estar conosco nesta data.
Hermes Trismegistus – 483 (02/12/2003) Ir. Edson Roberto de Lima Piecas
Almirante Tamandaré – 459 (20/09/2004) Ir. Fábio Augusto Braga de Castro
Rocha Negra – 383 (25/06/1897) Ir. Alberto Jose de Freitas Neves
Zur Eintracht – 441 (24/12/1874) Ir. João Júlio Hogetop
E hoje em especial agradecemos as demais Lojas visitantes:
ARLS Universum 475 GORGS Or. Porto Alegre
ARLS Gusmão Fortunato 156 GLMERGS Or. Porto Alegre
ARLS União e Fraternidade Universal 331 GORGS Or. Rio Grande
Parabéns a todos que compartilham deste momento festivo.
Parabéns ARLS Harmonia IV – 444 (30/10/2002)
Parabéns Venerável Ir. Antônio Augusto de Oliveira Brito